terça-feira, 25 de maio de 2010

Resuminho!

Esta postagem será um resumo sobre os guias de auto-estudos que foram propostos.

Inicialmente no guia de auto-estudos I tivemos o primeiro contato com o PascaL e tínhamos como principais objetivos obter conhecimentos básicos sobre o raciocínio algorítmico e as linguagens de programação; Aprender comandos básicos da linguagem de programação PascaL e criar, compilar e executar pequenos programas em PascaL.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos I a desenhar alguns polígonos e linhas, mas também aprendemos a desenvolver um programa simples que envolvia conversão de temperaturas.

Das atividades propostas a mais fácil de ser efetuada foi a que tivemos que desenhar um trapézio invertido, pois foram usados apenas os comandos mais simples, a mais difícil foi o desafio do termômetro proposto, em que tínhamos que converter a temperatura de graus Celsius para as escalas Farhenheit, Kelvin e Rankine.

De todas as atividades propostas a que mais gostei foi a que tínhamos que desenhar um cubo, pois gosto muito de desenhar e o que menos gostei foi o desafio do termômetro, pois como não tinha prática no Pascal, tive que queimar uns neurônios a mais para executá-lo.

Agora falaremos sobre o guia de auto-estudos II, que tínhamos como principais objetivos conhecer o processo de desenvolvimento de um programa de computador; Apresentar soluções para desafios através de algoritmos e a desenvolver o raciocínio lógico para solução de problemas.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos II a desenvolver soluções para os problemas propostos através de algoritmos e logo após convertê-las para uma linguagem de programação capaz de implementar a solução.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade de concluir foi completar o algoritmo que continha uma sequência de passos para ir a faculdade, pois foi muito divertido fazê-lo e o que mais me apresentou dificuldades, mas nem tanta ( até porque este guia de auto-estudos foi bem tranqüilo ) foi a de desenvolver um algoritmo para levar um leão, uma cabra e um pedaço de grama de um lado para outro de um rio, atravessando com um bote, sabendo que nunca o leão pode ficar sozinho com a cabra e nem a cabra sozinha com a grama.

Das atividades propostas a que mais gostei foi o desafio que pedia para escolher um dos jogos disponibilizados, aprender a jogá-lo e descrever os passos para passar de uma determinada fase de olhos vendados, pois jogar um joguinho para descontrair é muito bom não é mesmo? A que menos gostei foi a de fazer um algoritmo que recebesse 4 números, somasse e calculasse a média aritmética entre eles, pois o achei muito fácil e acabou ficando sem graça.

No guia de auto-estudos III tínhamos como principais objetivos conhecer o conceito de variáveis; Utilizar a estrutura de repetição FOR para solução de problemas e apresentar soluções para os problemas apresentados utilizando o ambiente PascaL.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos III a como utilizar variáveis e os comandos de repetição FOR. Aprendemos também a desenvolver uma capacidade de perceber melhor alguns erros de lógica e sintaxe, que são necessários que estejam corretos para que o programa compile e rode sem problemas.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade foi a que tivemos que desenvolver um programa, utilizando o comando de repetição FOR, para desenhar um hexágono, pois como já havia dito gosto de desenhar. A atividade que achei mais difícil foi o desafio da máquina do tempo pois me enrolei um bocado para construir o programa.

Das atividades propostas a que mais gostei obviamente foi a do desenho do pentágono, e a que menos gostei de fazer foi a da máquina do tempo, pois demorei um bocado para fazê-la e quando consegui concluir fiquei um pouco nervoso de não ter percebido rápido como era tranquilo fazê-la.

Agora falarei sobre o guia de auto-estudos IV, que tivemos como principais objetivos conhecer os conceitos de estruturas de controle de uma linguagem de programação, suas representações e dinâmica; Utilizar as estruturas de controle no desenvolvimento de programas PascaL; Formalizar a estrutura dos comandos de entrada e saída em PascaL.

No guia de auto-estudos IV aprendemos basicamente algumas estruturas básicas, que são utilizadas na elaboração de programas, que tornam o seu desenvolvimento mais eficaz. Aprendemos também a utilizar melhor as variáveis nos programas, a utilizar estruturas condicionais, que permitem a escolha do grupo de comandos a ser executados de acordo com determinadas condições, e estruturas de repetição que permitem que uma seqüência de comandos seja executada repetidamente até que uma determinada condição de interrupção seja satisfeita. Aprendemos as estruturas de controle sequenciais, estruturas de controle repetitivas, tais como os comandos FOR, WHILE e REPEAT e estruturas de controle alternativas, ou seja, o comando IF-THEN-ELSE.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade de fazer foi corrigir o programa que calculava o troco a ser dado em uma loja, pois não houve dificuldade para perceber onde estava o erro do programa. A mais difícil sem dúvida alguma foi a atividade do “Faça você mesmo” que pedia para desenvolver um programa que faz estatísticas das idades de um conjunto de indivíduos, pois foram dias de frente para o PC até conseguir concluí-lo.

Das atividades que foram propostas a que mais gostei de fazer foi fazer um programa que desenhasse um polígono regular qualquer quando se forneciam o número e o comprimento de seus lados. A que menos gostei foi a que foi citada acima, o programa que faz estatísticas das idades de um conjunto de indivíduos, pois perdi um final de semana inteiro por causa desse maldito... rsrs, misericórdia viu.!!

Estou gostando muito das aulas de programação de computadores, apesar de não ser muito fã de ficar muito tempo de frente a um computador, elas estão me ajudando muito a parar pra pensar um pouco mais nos problemas que me são propostos no dia-a-dia.

Gostaria que ao invés das aulas serem a distância na quarta-feira fossem presenciais pois assim tiraríamos todas as dúvidas na hora da aula, mas de qualquer forma não tenho muito a reclamar pois todas as dúvidas que temos a professora Letícia nos esclarece a tempo no moodle.