terça-feira, 25 de maio de 2010

Resuminho!

Esta postagem será um resumo sobre os guias de auto-estudos que foram propostos.

Inicialmente no guia de auto-estudos I tivemos o primeiro contato com o PascaL e tínhamos como principais objetivos obter conhecimentos básicos sobre o raciocínio algorítmico e as linguagens de programação; Aprender comandos básicos da linguagem de programação PascaL e criar, compilar e executar pequenos programas em PascaL.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos I a desenhar alguns polígonos e linhas, mas também aprendemos a desenvolver um programa simples que envolvia conversão de temperaturas.

Das atividades propostas a mais fácil de ser efetuada foi a que tivemos que desenhar um trapézio invertido, pois foram usados apenas os comandos mais simples, a mais difícil foi o desafio do termômetro proposto, em que tínhamos que converter a temperatura de graus Celsius para as escalas Farhenheit, Kelvin e Rankine.

De todas as atividades propostas a que mais gostei foi a que tínhamos que desenhar um cubo, pois gosto muito de desenhar e o que menos gostei foi o desafio do termômetro, pois como não tinha prática no Pascal, tive que queimar uns neurônios a mais para executá-lo.

Agora falaremos sobre o guia de auto-estudos II, que tínhamos como principais objetivos conhecer o processo de desenvolvimento de um programa de computador; Apresentar soluções para desafios através de algoritmos e a desenvolver o raciocínio lógico para solução de problemas.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos II a desenvolver soluções para os problemas propostos através de algoritmos e logo após convertê-las para uma linguagem de programação capaz de implementar a solução.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade de concluir foi completar o algoritmo que continha uma sequência de passos para ir a faculdade, pois foi muito divertido fazê-lo e o que mais me apresentou dificuldades, mas nem tanta ( até porque este guia de auto-estudos foi bem tranqüilo ) foi a de desenvolver um algoritmo para levar um leão, uma cabra e um pedaço de grama de um lado para outro de um rio, atravessando com um bote, sabendo que nunca o leão pode ficar sozinho com a cabra e nem a cabra sozinha com a grama.

Das atividades propostas a que mais gostei foi o desafio que pedia para escolher um dos jogos disponibilizados, aprender a jogá-lo e descrever os passos para passar de uma determinada fase de olhos vendados, pois jogar um joguinho para descontrair é muito bom não é mesmo? A que menos gostei foi a de fazer um algoritmo que recebesse 4 números, somasse e calculasse a média aritmética entre eles, pois o achei muito fácil e acabou ficando sem graça.

No guia de auto-estudos III tínhamos como principais objetivos conhecer o conceito de variáveis; Utilizar a estrutura de repetição FOR para solução de problemas e apresentar soluções para os problemas apresentados utilizando o ambiente PascaL.

Aprendemos basicamente no guia de auto-estudos III a como utilizar variáveis e os comandos de repetição FOR. Aprendemos também a desenvolver uma capacidade de perceber melhor alguns erros de lógica e sintaxe, que são necessários que estejam corretos para que o programa compile e rode sem problemas.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade foi a que tivemos que desenvolver um programa, utilizando o comando de repetição FOR, para desenhar um hexágono, pois como já havia dito gosto de desenhar. A atividade que achei mais difícil foi o desafio da máquina do tempo pois me enrolei um bocado para construir o programa.

Das atividades propostas a que mais gostei obviamente foi a do desenho do pentágono, e a que menos gostei de fazer foi a da máquina do tempo, pois demorei um bocado para fazê-la e quando consegui concluir fiquei um pouco nervoso de não ter percebido rápido como era tranquilo fazê-la.

Agora falarei sobre o guia de auto-estudos IV, que tivemos como principais objetivos conhecer os conceitos de estruturas de controle de uma linguagem de programação, suas representações e dinâmica; Utilizar as estruturas de controle no desenvolvimento de programas PascaL; Formalizar a estrutura dos comandos de entrada e saída em PascaL.

No guia de auto-estudos IV aprendemos basicamente algumas estruturas básicas, que são utilizadas na elaboração de programas, que tornam o seu desenvolvimento mais eficaz. Aprendemos também a utilizar melhor as variáveis nos programas, a utilizar estruturas condicionais, que permitem a escolha do grupo de comandos a ser executados de acordo com determinadas condições, e estruturas de repetição que permitem que uma seqüência de comandos seja executada repetidamente até que uma determinada condição de interrupção seja satisfeita. Aprendemos as estruturas de controle sequenciais, estruturas de controle repetitivas, tais como os comandos FOR, WHILE e REPEAT e estruturas de controle alternativas, ou seja, o comando IF-THEN-ELSE.

Das atividades propostas a que mais tive facilidade de fazer foi corrigir o programa que calculava o troco a ser dado em uma loja, pois não houve dificuldade para perceber onde estava o erro do programa. A mais difícil sem dúvida alguma foi a atividade do “Faça você mesmo” que pedia para desenvolver um programa que faz estatísticas das idades de um conjunto de indivíduos, pois foram dias de frente para o PC até conseguir concluí-lo.

Das atividades que foram propostas a que mais gostei de fazer foi fazer um programa que desenhasse um polígono regular qualquer quando se forneciam o número e o comprimento de seus lados. A que menos gostei foi a que foi citada acima, o programa que faz estatísticas das idades de um conjunto de indivíduos, pois perdi um final de semana inteiro por causa desse maldito... rsrs, misericórdia viu.!!

Estou gostando muito das aulas de programação de computadores, apesar de não ser muito fã de ficar muito tempo de frente a um computador, elas estão me ajudando muito a parar pra pensar um pouco mais nos problemas que me são propostos no dia-a-dia.

Gostaria que ao invés das aulas serem a distância na quarta-feira fossem presenciais pois assim tiraríamos todas as dúvidas na hora da aula, mas de qualquer forma não tenho muito a reclamar pois todas as dúvidas que temos a professora Letícia nos esclarece a tempo no moodle.

domingo, 4 de abril de 2010

Jogos de Raciocínio

Jogo Shift: http://www.haznosblog.kit.net/2008/shift/
Jogo Open Doors: http://www.kongregate.com/games/soapaintnice/open-doors

Bom Dia!

Vamos falar um pouco sobre os jogos acima.

A princípio são jogos de fácil jogabilidade, mas se engana quem acha que terminá-los é tranquilo.

Escolhi como melhor jogo o Shift pois permite que você jogue num ambiente não só de raciocínio lógico mas também em um ambiente de aventura.

Comparando-o com o Open Doors ele é mais fácil de se terminar e esse foi um dos fatores pelo qual o escolhi, pois achei o Open Doors um jogo "parado" e nada estimulante para se terminar, mas deixo bem claro que eu o terminei [ com um pouco de dificuldade mas consegui =D ].

Não considero que o Shift tenha alguma dificuldade e nem acho que devo acrescentar mais para que facilite sua jogabilidade, pois os comandos são simplesmente as setas, a barra de espaço e advinhem =)... a tecla SHIFT claro!.

Uma única dica é que treinem a coordenação, pois há uma fase onde está escrito "RUN" no cenário você vai precisar dela!

Aquele abraço!

Meu primeiro desenho no PascaL.

O desenho foi até tranquilo até porque foi o mais fácil que fiz, mas a facilidade é só nos desenhos mesmo viu, porque o termômetro foi TENSO.
Abaixo listo os códigos do desenho junto com o resultado no PascaL.

program desafio5fvmthiagoduarte;
{Desafio 5.}
{Programa alterado para que o desenho fique com o tamanho dos lados duplicados}
begin
{Comandos}
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
un;
pdireita(90);
pfrente(200);
ul;
pdireita(30);
pfrente(200);
pdireita(120);
pfrente(200);
dt;

end.
























Aquele abraço!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Resultado do questionário do meu estilo pessoal e pensamento

.Sequencial:
- Concreto (SC): 48
- Abstrato (SA):16

.Aleatório:
- Concreto (AC):48
- Abstrato (AA):48

Interpretação dos Resultados

A confiabilidade desse teste não é muito grande. Isto é,
se você repetir o teste várias vezes os resultados podem
variar. No entanto, apesar de não se poder confiar nos
resultados, o teste pode ser útil para ajudá-lo a refletir
sobre suas características.

Na maior parte das vezes, após a execução desse teste,
percebe-se comumente que o indivíduo tem alguma habilidade em
cada um dos quatro componentes ( SC, SA, AA e AC),
sendo que há casos em que se tem um certo
equilíbrio e, em outros casos, ocorre algum desequilíbrio
em relação às outras três.

Pensador seqüencial concreto (SC)


São aqueles que se fundamentam na realidade e processam a
informação de uma maneira disciplinada, seqüencial (linear).

Para estes a realidade consiste naquilo que eles podem detectar
através dos seus sentidos físicos (cheiro, gosto, som, poder tocar, poder ver, etc.).

Eles percebem e relembram detalhes com facilidade, podendo
também recordar, sem esforço regras, fórmulas, datas e informações específicas.

Deixar por a "mão na massa" é uma boa maneira para que essas pessoas
aprendam (é o caso de alunos que se desenvolvem muito bem nos laboratórios
ou após terem passado por eles).

Caso alguém seja SC, então procura obter para si a maior quantidade de
detalhes, precisa planejar o tempo adequado que irá gastar no projeto no qual
vai entrar, necessita desdobrar o seu trabalho em etapas para poder,
a cada momento, verificar se está dentro do cronograma, e finalmente
deve ter um local sossegado para trabalhar sem que alguém interfira na
sua concentração.


Pensadores aleatórios concretos (AC)

São, na realidade, os experimentadores.

Assim como os SC, eles também se apoiam na realidade, porém desejam
tomar mais o enfoque de tentativa e erro.

Em vista disso, eles freqüentemente fazem os saltos quânticos intuitivos
necessários para o verdadeiro pensamento criativo.

Os AC precisam encontrar alternativas para fazer as coisas à sua moda.

Usam bastante o pensamento divergente, acreditam que é bom ver as
coisas de vários ângulos, colocam a si mesmos numa posição que os leva a
apresentar-se como voluntários para resolver problemas, estabelecem as
próprias metas, aceitam a necessidade de mudança e preferem trabalhar
em equipe com pessoas que dão valor ao pensamento divergente.



Pensadores aleatórios abstratos (AA)

Organizam a informação através da reflexão e desenvolvem-se em
ambientes não estruturados, voltados para as pessoas.

O mundo real para os aprendizes AA é aquele dos sentimentos e das emoções.

Os pensadores AA absorvem as idéias, as informações e as impressões,
e a seguir as organizam através da reflexão.

Os AA lembram-se melhor da informação quando ela é personalizada.

Eles se sentem pressionados e pouco à vontade quando são confinados
num ambiente muito estruturado.

Caso alguém seja mais AA do que as outras categorias, deve usar sua
aptidão natural para trabalhar com os outros, precisa reconhecer com que
intensidade as emoções influenciam a sua concentração, necessita construir
o seu poder de aprender através da associação, deve buscar inicialmente ter a
visão de todo o quadro e ter o cuidado de alocar tempo suficiente acabar
todo o serviço.

Quem é um típico AA geralmente não consegue estudar ou ver todo o
material que será pedido numa prova escolar antes da realização dela.



Pensador seqüencial abstrato (SA)

São aqueles que amam o mundo da teoria e o pensamento abstrato.

Eles adoram pensar em conceitos e analisar a informação.

Geralmente os SA são os que se tornam grandes filósofos ou cientistas
pesquisadores!

Para os SA é fácil fazer uma ampliação (zoom) daquilo que é importante, como,
por exemplo, expandir os pontos-chave e os detalhes significantes.

A atividade favorita dos SA é a leitura e, quando um projeto precisa ser
pesquisado, eles se comportam de forma extremamente cuidadosa e
meticulosa, pois os seus processos de pensamento são lógicos, racionais.

Geralmente os SA preferem trabalhar sozinhos a ser componentes de um grupo.

As sugestões para aqueles que são exageradamente SA é que façam mais
exercícios de lógica e busquem compreender um pouco melhor de pensamento
de outras pessoas para ter mais facilidade de compreendê-las e conviver com elas.